top of page
download.jpeg

Retrospectiva 2016

vídeo - 8 minutos

Uma colagem de vídeos, gifs e momentos, feita a convite da Comuna para ser projetado durante dezembro de 2016 na fachada interna da casa, em Botafogo no Rio de Janeiro. Por conta do mês que me foi dado e do ano atípico que tínhamos vivido, o tema do vídeo foi o roteiro surreal de 2016. 

​

Comuna Muro é a projeção na fachada interna da casa em Botafogo. Uma ideia que começou com Julio Parente, em 2015, quando o artista visual percebeu na fachada um espaço para experimentações relacionadas ao seu próprio trabalho. Depois o Muro se abriu, em julho de 2016, como um projeto que convidou artistas a criarem propostas em cima daquele arquivo .indd com os espaços delimitados da fachada. Ao todo, dez trabalhos originais ocuparam a Comuna até 2018

download (1).jpeg

Texto de apresentação,

por João Casotti da Comuna

2016 não foi fácil - catástrofes, obituário de importantes personalidades e um cenário político caótico no Brasil e no mundo - Trump, Temer, Crivella, Bowie, Prince, Chapecoense, terremotos, imigração, terrorismo. Quando Leticia Xerez recebeu o convite para ocupar o Muro de dezembro, decidiu mergulhar em uma retrospectiva sobre 2016. O resultado de sua pesquisa e montagem visual ficou projetada de dezembro a janeiro na fachada interna da Comuna.

Na finalização do trabalho, Leticia conseguiu enxergar alguma beleza por trás de tanta coisa ruim. É a vida. Sobre a escolha do tema: “Nunca tinha criado um vídeo assim. A ideia no início era usar meu próprio acervo, tenho muito material captado com celular. Mudei quando vi que seria em dezembro, momento que pede uma retrospectiva”.

A mensagem para 2017 do Muro vem de uma das inspirações da Leticia na criação. Um filme de Marcelo Masagão, de 1999, que faz uma retrospectiva do século XX:

“Nós que aqui estamos, por vós esperamos”.

download (2).jpeg
download (3).jpeg
download-(1).gif
bottom of page